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Como salvar sua empresa?

O novo Ano de 2016 chegou, mas a crise ainda continua. A economia do país segue em queda e por esta razão, as empresas precisam continuar gerindo seus negócios com muito foco, determinação e claro com muita criatividade. Muitas destas empresas, inclusive, já tiveram que reduzir gastos, já que, maximizar faturamento em tempos de crise não é uma tarefa nada fácil. Mas, o que é necessário fazer para tirar a empresa dessa situação?

Para o consultor e Coach Financeiro, Robson Profeta, o momento é de cautela. “É preciso saber lidar com essa instabilidade. Os gestores precisam conhecer bem seu negócio e refletir sobre como está o gerenciamento da empresa. Fluxo de caixa e controle orçamentário torna-se cada vez mais essencial nessa batalha para que os números fiquem sempre positivos”, afirma.

Assim, Robson listou quatro dicas para você ficar atento ao seu negócio:

1 – Atenção aos números

Assumimos como premissa que o objetivo de uma empresa é o lucro, ou seja, ganhar mais do que gasta. Aparentemente isto parece óbvio, mas empresas deficitárias precisam captar empréstimo no mercado, e sabemos que, em momento de crise, com a alta da inflação e da taxa Selic, o custo do dinheiro aumenta daí, o captador de recursos, no caso a empresa, saboreia o amargo gosto dos juros compostos e do seu circulo vicioso.

Adicionalmente, ter gestão efetiva dos custos e despesas e saber classificar estes gastos de acordo com suas prioridades, em outras palavras, os gastos precisam ser essenciais ao negócio.

Ter ainda uma projeção afiada do fluxo de caixa, pois no marco zero (hoje) a empresa, de forma conservadora se antecipa aos problemas detectados a curto/médio prazo e age de forma antecipada, o que ajuda e muito na gestão futura.

2 – Avalie seu negócio

O fato de ter que matar um leão por dia, pode tirar do empresário a capacidade de analisar seunegócio. E afinal, como está indo seu negócio? Quais produtos são essenciais e quais aqueles que precisam sair da linha de produção? O que sua equipe tem a dizer a respeito do negócio, ou seja, algum processo produtivo/administrativo a aprimorar? E seus clientes, estão satisfeitos? Já parou para ouvi-los? Seu fluxo de clientes está diminuindo ou permanece inalterado? E seu faturamento médio diminuiu ou aumentou? Qual produto é seu carro chefe? Sua matéria prima é importada? Se sim, o que está fazendo para se proteger da crise cambial? Enfim, existem varias perguntas estratégicas e operacionais que trazem a realidade do seu negócio em suas mãos. Não é apenas gerir caixa, pois na verdade, o gerenciamento financeiro da empresa nada mais é do que o resultado das respostas às perguntas anteriores, e é claro, muitas outras perguntas e respostas não listadas aqui. E lembre-se, em momento de crise, procure ao máximo não captar empréstimos, pois eles estão caros e são círculos difíceis de serem quebrados. Seja criativo e gere oportunidades.

3 – Gerando oportunidades 

Em momentos de crise existe aquela máxima da geração de oportunidade e isso é sim, uma grande verdade. Empresas com má situação financeira, endividadas precisam gerar caixa e por esta razão vendem seus ativos por preços atrativos. Ficar atento (a) no momento de crise pode trazer possibilidade de investimento como aquisições a baixo custo, tanto no processo produtivo quanto na estrutura de back-office (administrativa).

Vale também analisar o comportamento do consumidor na crise e porque não, mudar o modelo de atividade. Um bom exemplo se encontra nos comerciantes. Lojas físicas estão perdendo força, principalmente em função de seus elevados custos fixos. A loja virtual é sim uma nova tendência, pois além de ter custo menor, tem abrangência maior, pois faz parte do amplo mercado digital, e claro, acaba abrindo as portas da sua empresa, pois seu cliente também vai acha-lo em sites de busca.

4 – Seja um bom gestor

Um bom administrador vai além do conhecimento financeiro. É preciso ter liderança, estratégia. Ler, ler e ler. Buscar informações constantes seja do seu negócio, de economia, política etc. Lembrar-se de que, mesmo que tenha uma empresa bem sucedida, acredite, ela pode melhorar. Ter sua equipe ao seu lado, treina-los, ser parceiro do time e fazer com que eles sejam seus “sócios” nesta empreitada. Visitar a concorrência, ser um cliente oculto. Perceber os pontos positivos e negativos da concorrência e replicar isto no seu negócio, fortalecendo os pontos positivos e minimizando/eliminando os negativos. Ter ao seu lado clientes, fornecedores e colaboradores com vontade de vencer, pois este grupo estará diretamente ligado ao teu sucesso.

E concluindo, aja! Não é comum obtermos resultados diferentes se continuamos agindo da mesma forma.

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