sexta-feira , abril 19 2024
Início / NOVIDADES / CGU apresentará panorama sobre riscos e controles internos no governo federal

CGU apresentará panorama sobre riscos e controles internos no governo federal

Intensos debates movimentarão São Paulo, na próxima semana, com pautas sobre combate a fraudes, gestão de riscos e governança corporativa. Nesta segunda-feira (26), começa a 37a edição do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, que reunirá centenas de profissionais, com recorde em participações. Serão mais de 30 painéis durante três dias, com alguns dos principais nomes da carreira, como o keynote speaker Francisco Bessa, secretário federal de controle interno, da Controladoria-Geral da União – CGU.

O executivo trará números e cases de programas implementados no órgão e comentará sobre a importância do acompanhamento e avaliação das medidas que devem ser adotadas pelos gestores públicos a fim de garantir o aprimoramento da governança. “O país passa por um momento histórico de tolerância zero em relação à corrupção. É preciso reconhecer e tirar o melhor proveito da atuação das auditorias para fortalecer a integridade das organizações públicas e privadas, aumentando sua impermeabilidade quanto às fraudes e corrupção”, aponta Bessa.

Na visão de Andre Marini, presidente do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil (entidade organizadora do Conbrai), é notório que o Brasil vive um momento de mudanças e os debates em torno demodelos que promovam transparência passaram a ser compulsórios nas organizações. “A sociedade brasileira nunca precisou tanto da atuação competente dos auditores internos. O Conbrai pretende mostrar conquistas e soluções vanguardistas, em painéis minuciosos que trarão a expertise de profissionais consagrados”, revela Marini.

Um dos principais debates da conferência terá como tema ‘O papel da auditoria interna no combate à corrupção’, com a presença de renomados executivos do Itaú, da PwC, da rede EBC, da filantrópica AACD e do Instituto de Ética nos Negócios. Outro painel trará Paulo Márcio Vitale, sócio da Delloite, e Rene Andrich, Membro do Conselho de Administração do IIA Brasil e Diretor da Electrolux, comentando os resultados da pesquisa ‘A Auditoria Interna no Brasil e no mundo e – Tendências para uma função em transformação’.

Serão diversos conferencistas estrangeiros vindos de países como Luxemburgo, Portugal e EUA, com a presença, por exemplo, do americano Phillip Fretwell, diretor-geral da consultoria Protiviti, que falará sobre os requisitos fundamentais para se tornar um líder de auditoria. Já Georgina Morais, diretora da portuguesa Coimbra Business School, comentará sobre as mudanças que estão sendo efetuadas no livro IPPF, o guia de conduta maisrespeitado entre os profissionais de auditoria no mundo.

Além dos debates, os fóruns serão divididos em quatro trilhas: práticas de auditoria interna; governança, compliance e gestão de riscos; tecnologia, segurança da informação e finanças; e ainda, auditoria governamental. Restam poucas vagas para inscrição no congresso.

Próximo Post

Bares e restaurantes apostam em inteligência artificial para aumentar a produtividade dos negócios

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 28% dos bares e restaurantes brasileiros já …

Deixe uma resposta