segunda-feira , outubro 23 2017
Início / PONTO DE VISTA / Conhecimento e tecnologias são itens indispensáveis à rotina dos Contadores?

Conhecimento e tecnologias são itens indispensáveis à rotina dos Contadores?

* Antonio Eugenio Cecchinato

Verificar as mudanças constantes na legislação, transmitir obrigações acessórias quase que diariamente, apurar receitas, despesas e lucros e fazer a correta contabilização desses elementos… Essa é a rotina de um Profissional da Contabilidade. Além de todos esses afazeres, por causa da alta concorrência na área, é essencial conquistar, agradar e manter clientes, o que só é possível se a empresa conservar um excelente atendimento, cumprir os prazos e oferecer confiabilidade e presteza nos seus serviços.

A boa notícia é que, com a evolução tecnológica, o trabalho contábil, que até pouco tempo atrás era visto como “burocrático”, hoje é considerado notável, indispensável mesmo, uma vez que planejamentos estratégicos e tributários, novas contratações, demissões, avaliação de riscos e perdas, investimentos e tomada de decisão são deveres deste profissional. Independentemente da crise econômica e financeira, ele permanece sendo muito requisitado pelas empresas, órgãos públicos e governamentais e terceiro setor.

Sempre atento às tendências e caminhos da profissão, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP  permanece como um guardião do desenvolvimento profissional daqueles que atuam  na área. Com esta essência, a Entidade realizou, no período de 20 a 24 de setembro, a 6ª Semana Paulista da Contabilidade, evento cujo lema foi justamente “Contabilidade & Tecnologia: o Caminho para o Sucesso”, o que abriu oportunidade para os Contabilistas adquirirem novos conhecimentos em tecnologia, o que é essencial às suas atividades profissionais.

Mas o assunto atualização e reciclagem de conhecimentos não se encerra com as atividades da Semana Paulista da Contabilidade, muito pelo contrário: o Sindcont-SP continua batendo nesta tecla por considerá-la de fundamental importância para a profissão. Assim, tem realizado produtivas parcerias com instituições de ensino da capital e da grande São Paulo para a realização do já tradicional Encontro de Profissionais e Acadêmicos da Contabilidade, mais conhecido como Epac, que, inclusive, já está na 17ª edição.

É importante registrar que universitários de Ciências Contábeis de São Paulo estão fazendo abaixo assinados para levar o evento às suas respectivas instituições de ensino. Isto sinaliza que existe um grande anseio por conhecimento dos profissionais do futuro. Apesar das universidades fazerem o seu papel muito bem, como a Contabilidade é uma área que está em constante mutação, é preciso que alunos e profissionais se aprofundem em atividades extra curriculares, como cursos, palestras, workshops, congressos, convenções que possam mantê-los em sintonia com o mercado.

As oportunidades oferecidas pelo Sindicont-SP, como também pelas demais Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, são inúmeras,  inclusive, nos próximos dias 9 a 11 de outubro promoveremos, conjuntamente, a 25ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo – Convecon, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. Nela será possível conhecer mais sobre as tendências de uma profissão que não para de mudar!

Eventos como o Epac, a Semana Paulista da Contabilidade e a Convecon, entre tantos outros, estabelecem parcerias e fortalecem laços. Neles, podemos tomar conhecimento das novidades da área, iniciar contato com um colega, checar os novos produtos e serviços oferecidos pelo mercado, conhecer pessoas fora do círculo acadêmico ou do ambiente laboral, encontrar soluções de negócios e aprender mais rapidamente um determinado assunto.

E, parafraseando o empresário americano  e ex-CEO da ITT Corporation, Harold Geneen (1910 – 1997), “no mundo dos negócios, todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois”. Lembrem-se disso e participem!

* Antonio Eugenio Cecchinato é presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP.

Próximo Post

MEIs deverão ter atenção especial em 2018 com mudanças no Simples Nacional

* Ronnie Birolim No dia 1º de janeiro de 2018, as empresas do Simples Nacional …