segunda-feira , dezembro 10 2018
Início / GESTÃO / Contabilidade gratuita para PMEs

Contabilidade gratuita para PMEs

Por Katherine Coutinho

Os pequenos e médios empresários poderão tirar as suas dúvidas sobre qual é o real papel de um Contador dentro do seu negócio de forma prática: através de um livro, que é gratuito. No “Guia Básico de Contabilidade” os administradores terão uma melhor noção da importância do setor contábil para o sucesso dos negócios.

O ebook é uma iniciativa da Sage, empresa que desenvolve sistemas de pagamento, contabilidade e emissão de notas fiscais.

Segundo o presidente da empresa no Brasil, Jorge Santos Carneiro, a ideia do ebook surgiu da procura em manter um bom relacionamento com seus clientes, oferecendo conteúdo gratuito que possa ajudá-los na administração de suas empresas. “Percebemos que a parte contábil, em geral, costuma gerar muitas dúvidas. Nem sempre os micro e pequenos empresários têm um contato direto com seus escritórios contábeis, por isso tivemos a ideia de contribuir com este material”, afirmou.

O guia traz dicas e informações de contabilidade, abordando o papel do contador; exemplos de técnicas contábeis, como análise de balanço e auditorias; a importância da contabilidade para a empresa e como usá-la como diferencial estratégico para o negócio. As principais indagações surgem da dificuldade que essas empresas têm em lidar com as questões fiscais e administrativas dos seus negócios.

“A legislação brasileira é muito complexa e, para um pequeno empresário, é praticamente impossível saber tudo que implica na administração de um negócio. Os contadores também acabam sendo prejudicados por clientes que não dão tanta atenção para a área contábil, pois isso impacta na prestação de um serviço de qualidade”, esclareceu Carneiro.

Mesmo que não seja impossível para um micro e pequeno empreendedor lidar sozinho com os aspectos contábeis e fiscais da sua empresa, um profissional da área sempre vai ter mais cuidado com essa parte. Segundo Carneiro, se a empresa for MEI, contratar um escritório contábil não é obrigatório, mas uma empresa – seja ela pequena ou média – precisa desse serviço para evitar correr riscos ou pagar multas que comprometam o orçamento. Entretanto, mesmo com o apoio de um contador, é essencial que os empresários saibam o básico de contabilidade e entendam a sua importância na administração de suas empresas.

“Para realizar a pesquisa, ouvimos nossos clientes, empresários e/ou contadores. Descobrimos a dificuldade dos empresários em várias áreas através dos escritórios contábeis, inclusive. Também descobrimos dúvidas pelo que nossos clientes perguntam para o nosso suporte. Muitas vezes eles têm problemas para usar os sistemas porque não sabem que imposto cadastrar, por exemplo. Esclarecer esse tipo de questão garante que nossos clientes sejam mais assertivos na administração de seus negócios.”

O e-book “Guia Básico de Contabilidade” pode ser baixado pelo link: ebook gratis

Próximo Post

Fique atento às mensagens falsas enviadas em nome da Receita Federal

A Receita Federal lançou alerta aos cidadãos dando conta de que estão acontecendo tentativas de …

Deixe uma resposta