quinta-feira , dezembro 13 2018
Início / ECONOMIA / Contadores discutem audiência pública para mudanças na Instrução CVM 505

Contadores discutem audiência pública para mudanças na Instrução CVM 505

Audiência pública para mudanças na Instrução CVM 505 que estabelece normas e procedimentos a serem observados nas operações realizadas com valores mobiliários é discutida no CFC ,  visto que a  Comissão de Valores Mobiliários –CVM coloca em audiência pública, a minuta de norma que propõe:

1 – Alterações na Instrução CVM 505, que estabelece normas e procedimentos a serem observados nas operações realizadas com valores mobiliários em mercados regulamentados de valores mobiliários.

2- Revogação da Instrução CVM 380, que estabelece normas e procedimentos a serem observados nas operações realizadas em bolsas e mercados de balcão organizado por meio da rede mundial de computadores.

Finalidades

As principais alterações buscam aprimorar os controles internos das instituições intermediárias no que se refere a eventos que possam provocar interrupção de suas atividades e falhas na segurança das informações.

Com esse objetivo, a minuta prevê a necessidade de desenvolvimento do plano de continuidade de negócios. E, com relação à segurança da informação, a minuta requer que as instituições intermediárias fortaleçam seus mecanismos de proteção quanto às informações de cadastro e de operações realizadas por clientes e contra ameaças internas e externas de ataques cibernéticos.

A proposta de alteração está em linha com as iniciativas internacionais voltadas à segurança da informação e com as recentes exigências definidas pelo Banco Central às instituições financeiras, por meio da Resolução do CMN Nº 4.658/2018. Em especial, reconhece-se o desafio imposto pelos incidentes cibernéticos que resultam da utilização de tecnologias cada vez mais sofisticadas e que representam um risco presente e crescente para as instituições financeiras, trazendo ameaças à integridade e à eficiência dos mercados, assim como à confiança no sistema financeiro.

Fonte: CFC

Próximo Post

Produção de café é a maior da história, aponta IBGE

A produção brasileira de café este ano deverá bater recorde da série histórica do Instituto …