sexta-feira , abril 19 2024
Início / TRIBUTOS / Energia elétrica deve subir 8%

Energia elétrica deve subir 8%

Por Danielle Ruas

Os consumidores de energia de todo o Brasil terão um aumento real de até 10%. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel aprovou um novo método de cobrança na Conta de Desenvolvimento Energético – CDE que é um encargo cobrado nas contas de luz. Portanto, este aumento, deve refletir em 8% no bolso dos consumidores.

Tudo isso porque 50 grandes consumidoras de energia, as indústrias, conseguiram se livrar na Justiça de pagar a Conta de Desenvolvimento Energético – CDE. Automaticamente, esses gastos serão transferidos para os consumidores em geral nos próximos meses. Segundo a Aneel, a mudança nas regras de cobrança, que desobrigou as empresas de arcar com os valores foi movida pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres – Abrace.

A expectativa é que, até o fim do ano, serão R$ 800 milhões repassados aos consumidores, além do percentual desses encargos que já vem na conta todo mês. Onde não tem indústria, não vai ter reajuste extra. Esse aumento será cobrado por 39 das 64 concessionárias de energia.

O acréscimo virá em contas já deste ano para empresas que ainda farão o reajuste anual, caso da Light, do Rio de Janeiro, que vai ter correção em novembro. As regiões mais desenvolvidas do País serão as mais afetadas porque é nelas que estão instalados os grandes consumidores que ganharam na Justiça o direito de se livrar do pagamento da CDE.

A Proteste Associação de Consumidores, que recomenda economizar ainda mais a energia elétrica, enviará um ofício à Aneel lamentando que sejam os consumidores a arcar com mais este custo.

Para saber mais, acesse a decisão: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/noticias/Output_Noticias.cfm?Identidade=8833&id_area=90.

Próximo Post

Novo Portal de Serviços da Receita desativará e-CAC

A Receita Federal acaba de anunciar o lançamento de um novo portal que integrará todos os …

Deixe uma resposta