sexta-feira , setembro 21 2018
Início / EVENTOS / Evento gratuito em Brasília discute os desafios do e-Social nas empresas

Evento gratuito em Brasília discute os desafios do e-Social nas empresas

Profissionais de recursos humanos e empresários do setor automotivo de Brasília estão convidados a participar, no dia 19 de Setembro, do workshop “Os Impactos Gerais do e-Social nas Empresas”.

O evento será gratuito e é promovido pelo SINCODIV-DF (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal) em parceria com a ROIT, empresa de Consultoria e Contabilidade com sedes em Curitiba e Brasília.

Serão aproximadamente 4 horas destinadas à explicação do conceito, aplicações e quais as mudanças que ocorrerão nas empresas com a implantação do e-Social, que é um sistema informatizado criado pelo governo federal, de uso obrigatório, cujo objetivo é unificar e facilitar a transmissão de informações dos colaboradores.

A palestra será ministrada por Fábio Fernandes, gerente de RH da ROIT e especialista no assunto. “Muitos profissionais ainda não entendem detalhadamente a importância do projeto e-Social e o que ele representa na organização das empresas. Explicaremos como essa ferramenta unifica e aprimora a qualidade das informações dos funcionários e também daremos algumas dicas de como as empresas poderão realizar essa implantação sem grandes problemas, apontando caminhos que facilitarão o processo”, afirma.

O e-Social está valendo desde janeiro de 2018 para as empresas com faturamento acima de R$78 milhões e para as demais empresas de todos os portes desde julho de 2018, mas que passam em setembro a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos. Já em novembro torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento; e em janeiro de 2019 haverá a substituição da GFIP e deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador.

Entre os principais objetivos do e-Social está também o aumento da fiscalização automática no comprimento da legislação das empresas com relação à contratação de funcionários, entre eles menores aprendizes, pessoas com deficiência e estagiários. “É importante esclarecer as dúvidas para que a empresa não pague multas ou sofra penalidades duras”, conclui Fábio Fernandes, da ROIT.

O workshop possui vagas limitadas e as inscrições serão realizadas até o dia 14 de setembro, por meio do e-mail sincodiv2@sincodivdf.com.br. Os dados a serem enviados são: nome completo, nome da empresa e telefone.

Próximo Post

Turismo inteligente é tema de debate em encontro da Abav

O turismo é fundamental para o desenvolvimento econômico, sendo responsável pela geração de um em …