sexta-feira , outubro 20 2017
Início / GESTÃO / Fique atento aos inimigos da produtividade

Fique atento aos inimigos da produtividade

Como diria o sábio filósofo chinês Confúcio (551 a.C – 479 a.C), “não pense por muito tempo; faça. Mas não faça por muito tempo; pense”. Com esta frase, o pensador nos mostra que é primordial que haja equilíbrio e serenidade entre ação e pensamento. Isso quer dizer que quem pensa muito não faz nada; e, por outro lado, quem é impetuoso e precipitado tem bem menos possibilidades de ser bem-sucedido e produtivo.

Como aumentar produtividade em tempos de Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp que continuamente captam a atenção de sua equipe? Esta é a pergunta de um milhão de dólares… Mas algumas dicas podem atenuar a situação:

Adaptação

Não adianta proibir nada; mesmo porque a sua empresa precisa estar conectada na internet e nas redes sociais. Além disso, os funcionários impedidos de usar essas mídias buscarão o acesso de qualquer maneira, usando os celulares particulares, por exemplo. Outro detalhe é que hoje é impossível colocar os colaboradores à parte da realidade mundial, que é baseada na conexão entre pessoas e os acontecimentos em tempo real…

O ideal é que você promova uma reunião com seus colaboradores e explique o quanto as redes sociais fazem perder tempo e também a importância da produtividade, ligada a metas e projetos. Mas dê o exemplo, porque a produtividade deve começar de cima para baixo, hierarquicamente…

Comunique-se

Outro problema recorrente nas empresas é a comunicação: pedidos mal formulados geram, na maioria das vezes, a necessidade de retrabalho. O ato de repetir um serviço que não foi feito de forma adequada da primeira vez ocasiona desperdício de tempo, dinheiro e qualidade… Com reflexos negativos na produtividade, claro.

Aplicativo

Tenha como hábito utilizar ferramentas que facilitem e deem agilidade aos trabalhos do dia a dia, pois assim você diminuirá o tempo perdido com burocracia e trânsito de documentos. Inclusive, essa é a função do Certificado Digital, que permite a assinatura de documentos à distância e pela internet com validade jurídica.

Antenado

Fique de olho nas novidades e tendências do mercado e também nas ações da concorrência. Para isso você pode transformar o limão em uma limonada e contar com a ajuda dos seus colaboradores, que muitas vezes poderão obter informações nas redes sociais às quais você dificilmente teria acesso, inclusive por falta de tempo, porque está focado na gestão do seu negócio.

Planejamento

Estabeleça um plano de crescimento e de carreira na empresa, em especial para demonstrar aos colaboradores o que cada um precisa fazer para crescer e conquistar o cargo almejado na organização. Um funcionário com objetivos e metas e, principalmente que vê o seu esforço sendo reconhecido, trabalhará melhor.

Ou seja, aceite o conselho do sábio Confúcio e busque o equilíbrio em suas ações e seus pensamentos.  Já que não dá para evitar, faça dos modernos meios de comunicação seus aliados, envolvendo e direcionando sua equipe para o que verdadeiramente interessa a todos, a produtividade e o crescimento do negócio, porque sem empresa não existe emprego e sem produtividade nenhum negócio subsistirá.

Da Redação

Próximo Post

CMN altera resolução sobre aplicações dos Regimes Próprios

O Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou, em reunião nesta quinta-feira (19/10), a Resolução CMN nº …