sábado , abril 20 2024
Início / PME / Gestão financeira saudável para sobreviver

Gestão financeira saudável para sobreviver

Para ser empreendedor é preciso ter controle das contas do negócio. Na empresa de Leila Cury, por exemplo, as vendas estavam acontecendo e o dinheiro entrando no caixa.  Mesmo assim, a empresária de produtos para cozinha percebeu que não lucrava com a empresa. Então, ela fez um curso de três meses de gestão financeira.

O especialista do Sebrae Wagner Viana Pereira explica que a gestão financeira é muito importante para saber se o empresário está realmente ganhando dinheiro ou não com o negócio. Ele compara a gestão financeira com o farol de um carro: o farol do carro não faz o veículo se movimentar, mas é ele que mostra a direção.

Algumas dicas podem ajudar no controle financeiro de uma empresa, como somar tudo que foi recebido com as vendas dos produtos ou serviços no mês, para se obter o faturamento do negócio. Desse valor, é preciso diminuir todos os custos e despesas variáveis, ou seja, quanto você pagou pela mercadoria, os impostos, a matéria-prima ou gastos com o serviço prestado. O resultado é a margem de contribuição. E, por fim, para descobrir o lucro é preciso subtrair os custos e despesas fixas – funcionários, aluguel, água e energia. É aí que está o segredo.

No caso da empresa de produtos para cozinha, com a terceirização de mão de obra de parte da equipe as contas de telefone, água, luz e as tais despesas fixas caíram 40%. Leila economizou R$ 15 mil por mês. E a empresária também foi atrás de novas receitas. Começou a cobrar pela instalação dos equipamentos de cozinha, serviço que antes fazia de graça. E acrescentou produtos novos na loja – como torradeiras, cafeteiras e tábuas de cozinha. A boa gestão financeira tornou o negócio saudável. Hoje, Leila gasta menos e ganha mais. Em agosto do ano passado, a empresa teve prejuízo. Hoje, com o mesmo faturamento, já sobraram R$ 20 mil reais em caixa.

Fonte: Agência Sebrae

Próximo Post

Fazer a Declaração Anual de Renda deve ser prioridade do MEI, entenda o porquê

O regime tributário simplificado do MEI, instituído há mais de uma década, revolucionou o cenário …

Deixe uma resposta