terça-feira , abril 16 2024
Início / GESTÃO E TENDÊNCIAS / Normas para gestão de eventos

Normas para gestão de eventos

Em 2012, graças aos esforços de diversas associações, entidades e órgãos governamentais brasileiros ligados diretamente à área de eventos, a norma ABNT NBR ISO 20121:2012 – Sistemas de gestão para sustentabilidade de eventos — Requisitos com orientações de uso, foi traduzida e publicada.

A norma internacional, teve a participação de 35 países, tendo a Inglaterra na coordenação e o Brasil, representado pela ABNT, na secretaria geral. Essa norma foi utilizada para que a Olimpíada de Londres fosse organizada de maneira sustentável.

Segundo o coordenador da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Eventos (ABNT/CEE-142), Alexandre Garrido, a norma ABNT NBR ISO 20121:2012 descreve um Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Eventos, ou seja, define os principais pontos para as Organizadoras de Eventos que queiram gerenciar o planejamento, realização e atividades pós-evento com o foco na Sustentabilidade.

“Esta norma pode ser utilizada por qualquer empresa de Organização de Eventos e para qualquer tipo e tamanho de evento. O conceito central é gerenciar os impactos da sustentabilidade de um evento, de forma a minimizar os impactos negativos e potencializar os positivos, sejam estes de caráter ambiental, social ou econômico”, comenta Alexandre.

 Após a publicação da norma, em 2012, a ABNT/CEE-142 foi desativada. Em dezembro de 2014, a partir de novas demandas, geradas pela parceria ABNT com o Sebrae Nacional, a Comissão foi reativada e seu nome e escopo foi ampliado para Comissão de Estudo Especial de Gestão de Eventos (Antiga Comissão de Estudo Especial de Sustentabilidade na Gestão de Eventos), de forma a possibilitar o desenvolvimento de normas técnicas para o setor de eventos, não exclusivamente em relação a sustentabilidade.

Em 2015, a Comissão contou com 9 reuniões abordando os seguintes temas: Terminologia de eventos (projeto de norma ABNT NBR 16004 – Eventos – Terminologia, que tem por objetivo normalizar e organizar a atuação do segmento de eventos e permitir uma melhor inserção dos Pequenos Negócios nesse mercado, que ficou em Consulta Nacional até o final de janeiro 2016), Gestão da segurança em eventos e Competências do organizador de eventos. Já para este ano estão programadas 11 reuniões, para dar continuidade ao trabalho que além dos temas citados incluirá os temas: qualidade em eventos e segurança em centros de convenções para eventos.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mantém parceria com a ABNT para apoiar a participação dos Pequenos Negócios nos processos de normalização. A ABNT NBR 16004 é a primeira de três normas que estão em processo de construção. Até o final de março devem entrar em Consulta Nacional o projeto que trata de Sistemas de Gestão – Segurança em Eventos e o intitulado Organizador de Eventos – Competências pessoais, que vai definir quais as atribuições dos atores envolvidos no ramo. Também estão previstos os projetos sobre Qualidade em Eventos e sobre Infraestrutura e Equipamentos para Eventos.

Devido a parceria do Sebrae com a ABNT, está disponível ao Pequeno Negócio o acesso às normas técnicas brasileiras por 1/3 do preço. Algumas normas estão disponíveis, gratuitamente, mediante cadastro, que podem auxiliar os empresários a se tornarem mais competitivos no mercado.

Acesse: http://www.abnt.org.br/paginampe e saiba mais sobre o convênio.

Próximo Post

Falta de dados do cliente é o principal obstáculo para colher os frutos de se trabalhar com IA

O quinto Relatório Anual de Engajamento do Cliente 2024, da Twilio, mostra que os consumidores …

Deixe uma resposta