sexta-feira , março 29 2024
Início / GESTÃO E TENDÊNCIAS / Pesquisa mostra que inovação e tecnologia fazem aumentar faturamento das empresas

Pesquisa mostra que inovação e tecnologia fazem aumentar faturamento das empresas

Mais de 40% dos empreendedores que participaram do Sebraetec em 2016, programa que leva serviços de tecnologia e inovação aos pequenos negócios, disseram ter aumento seu faturamento após investir em inovações tecnológicas. Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que 22% das empresas relataram um aumento mensal superior a 11%, sendo que 18% das empresas tiveram um incremento de até 10%.

O levantamento também identificou que 39% das empresas que foram atendidas relataram a manutenção do faturamento naquele ano. “Ano passado, a economia brasileira teve bastante dificuldades e  os pequenos negócios também  foram impactados, mesmo assim, o aumento no faturamento de empresários que participaram  do Sebraetec, demonstra que os investimentos em inovação e capacitação são essenciais para o sucesso no negócio”, destacou o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, ao avaliar o resultado da pesquisa.

Afif também afirmou que o bom resultado do Sebraetec fez com que a instituição aumentasse o investimento na aplicação do programa. Para este ano, serão investidos cerca de R$ 200 milhões, valor 154% superior ao investido em 2016, que foi de R$ 78,7 milhões.

O levantamento revelou ainda que 24% das empresas que foram atendidas pelo Sebraetec apresentaram uma redução de no mínimo 10% nos custos mensais. Ainda de acordo com a pesquisa, 90% dos entrevistados afirmaram que após serem atendidos pelo programa melhoraram a qualidade dos produtos e serviços, 88% aperfeiçoaram o atendimento e 81% diminuíram os desperdícios.

Em 2016, foram atendidos quase 54 mil empreendimentos, a expectativa é que cerca de 98 mil empresas recebam consultoria e capacitação até o fim deste ano.

Sobre o Sebraetec

Este programa subsidia pelo menos 70% do valor dos serviços tecnológicos para os pequenos negócios e atua nos seguintes temas: qualidade, inovação, produtividade, design, serviços digitais, propriedade intelectual e sustentabilidade. Por meio do programa, o Sebrae ainda viabiliza o acesso dos pequenos negócios a serviços tecnológicos de avaliação da conformidade, para atender às exigências baseadas em requisitos de qualidade e sustentabilidade.

Fonte: Agência Sebrae

Próximo Post

Tecnologia e IA como potencializadoras no desenvolvimento ESG de empresas

À medida que a consciência ambiental, social e de governança – ESG se torna uma …