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Pessoas com deficiência auditiva terão atendimento na RFB

A Receita Federal lança, na quinta-feira (25), um sistema especial de atendimento a pessoas com deficiência auditiva. A novidade será implantada em todas as Unidades de atendimento da Receita Federal no estado de São Paulo.

Como funciona

O sistema adotado é o Viável, uma espécie de tablet equipado com um aplicativo de videofone, que possibilita a comunicação visual na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O equipamento serve como intermediário entre o servidor da Receita Federal e o contribuinte com deficiência auditiva. A tradução é feita a distância por um intérprete de Libras. O que o atendente da Receita Federal fala é traduzido pelo intérprete para a língua de sinais. Os gestos do contribuinte são traduzidos para a linguagem falada.

Ao adotar o sistema, a Receita Federal busca tornar o atendimento pessoal um serviço acessível ao contribuinte com deficiência auditiva, sem que ele precise levar um acompanhante para obter informações.

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,7 milhões de brasileiros têm alguma dificuldade de audição, número que representa cerca de 5% da população do País. Nesse percentual estão incluídas 344 mil pessoas que não conseguem ouvir de modo algum.

No estado de São Paulo, o número de pessoas com alguma dificuldade de audição é de 1,8 milhão. Entre elas há 90 mil pessoas que não conseguem ouvir de modo algum. A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) estima que 586 mil pessoas comunicam-se utilizando Libras em São Paulo.

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