sexta-feira , abril 19 2024
Início / ECONOMIA / Petrobrás obtém certificação por proceder de acordo com as Normas Internacionais de Auditoria

Petrobrás obtém certificação por proceder de acordo com as Normas Internacionais de Auditoria

A Petrobras Distribuidora acaba de entrar no seleto grupo das empresas brasileiras detentoras do certificado de conformidade com as Normas Internacionais de Auditoria Interna. A BR recebeu essa chancela – de “Quality Assessment” – (QA), do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), após uma perícia interna implantada em 2016, depois das denúncias de corrupção envolvendo a empresa. Para a entrega do certificado, houve uma cerimônia realizada na sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro. A comemoração também se deve ao fato, da chancela ter emancipado a empresa a um padrão internacional de cumprimento das Normas Contábeis, ou seja, as projeções da Petrobrás Distribuidora, a partir de agora, serão compreendidas e interpretadas por todos os Contadores, Auditores e Peritos Contábeis, em qualquer parte do mundo. No Brasil, não chega a 20 o número de empresas com essa chancela que avalia padrões de qualidade internos.

Conheça mais sobre a “Quality Assessment”

A prática desenvolvida para a obtenção da chancela, colocou em análise a aderência da Auditoria Interna à Estrutura Internacional de Práticas Profissionais, disseminada pelo IIA. No Brasil, já estão certificadas outras corporações como os grandes bancos, a B3 e algumas sociedades de economia mista que reconhecidamente têm investido muito nos últimos anos no aperfeiçoamento de suas práticas de governança corporativa, como é o caso da Sabesp, Banco do Brasil e Petrobras.

“A certificação ajuda a comprovar que o Conselho de Administração, o Comitê de Auditoria Estatutário e a Diretoria Executiva da Petrobras Distribuidora promoveram esforços necessários para o alinhamento às Normas Internacionais, atuando com independência e imparcialidade no propósito de contribuir para a melhoria dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança”, detalha Marcelo Fridori, gerente executivo de Auditoria da BR, lembrando que assim também se evidencia o cumprimento pela BR da lei 13.303/16 e do Regulamento do Novo Mercado da B3, nos aspectos relativos à atuação efetiva da Auditoria Interna.

Para Braselino Assunção, diretor-geral do IIA Brasil, a conquista da Petrobras Distribuidora tem enorme valor, pois a coloca entre as empresas que atingiram o reconhecimento máximo que um departamento de Auditoria Interna pode obter.

“A QA é a certificação corporativa mais respeitada no mundo, cobiçada pelas principais organizações. E comprova, por minuciosas avaliações, que a empresa – seja pública ou privada – possui estruturas robustas de auditoria. É a validação de que a área está em linha com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF), demonstrando padrões elevados de ética, transparência e eficiência”, comenta Assunção.

Texto: Geraldo Nunes

Fonte: IAA Brasil

 

Próximo Post

Famílias com alta renda sentiram menos o peso da inflação

Famílias de alta renda, ou seja aquelas que ganham acima de R$ 21.059,92 por mês, …