terça-feira , janeiro 22 2019
Início / PME / PMEs com aplicações em nuvem

PMEs com aplicações em nuvem

Pesquisa da Dell, uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, revela que 90% das Pequenas e Médias empresas brasileiras afirmam ter ou já planejam contratar algum tipo de aplicação em nuvem. Com este percentual, o país desponta, junto com o México, como um dos mercados com maior uso de computação em nuvem.

Ainda de acordo com o levantamento, 31% das empresas entrevistadas entendem os benefícios reais e já trabalham com alguma plataforma Big Data. Outro dado relevante é que entre as médias empresas o uso de dispositivos móveis é crescente; 44% das empresas utilizam tablets; 46% smartphones; e 59% notebooks.

Os custos para implantação de cloud computing nas PMEs podem ser um atrativo. Hoje, é possível ter acesso a plataformas de computação em nuvem, como as que auxiliam a gestão empresarial, gratuitamente. Este é o caso do Bling, plataforma 100% online. Comparado a sistemas em software, sistemas ERP em nuvem oferecem menor custo. Como não há compra de programas, softwares ou instalação física, o sistema em nuvem diminui os custos, pois é uma solução totalmente online e acessível de qualquer local com internet. Para e-commerce, micros e pequenas empresas esse tipo de agilidade é fundamental.

Antonio Nodari, sócio e idealizador do Bling!, afirma que o uso de sistemas em nuvem já é realidade no controle das empresas. “Com o acesso a todo controle da empresa, tudo pode ser feito diretamente no sistema ERP, desde a emissão de nota fiscal eletrônica até a organização e manutenção do estoque. No caso do Bling!, por exemplo, o usuário centraliza as informações e acompanha todo o processo de venda, além de integrar os setores e dar apoio à geração de relatórios em diferentes níveis”.

O sistema em nuvem ainda provoca dúvidas para muitos internautas quanto à segurança, mas Antonio ressalta que, no caso do Bling!, essa preocupação não tem razão de ser. “O Bling!, apesar de ser uma plataforma econômica, é segura. Fazemos backups diários, ao longo do dia, e as informações são armazenadas em servidores com total sigilo da informação”.

Variadas funcionalidades podem ser acessadas diretamente pela nuvem e são adequadas a cada necessidade. A proposta desta funcionalidade é diminuir cada vez mais a distância entre as PMEs e a tecnologia. A pesquisa da Dell ouviu mais 2 mil profissionais de TI em diversos países, incluindo o Brasil.

Próximo Post

Conheça o Perfil do jovem empreendedor brasileiro

Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com …

Deixe uma resposta