quinta-feira , março 28 2024
Início / TRIBUTOS / Programa gerador da Dirf já está disponível, entrega fica para 27/2

Programa gerador da Dirf já está disponível, entrega fica para 27/2

O programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – Dirf 2017, que deve ser utilizado para apresentação das informações relativas ao ano-calendário 2016, está disponível no site da Receita Federal do Brasil – www.receita.fazenda.gov.br.

A novidade foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, 27 de janeiro, por meio da Instrução Normativa nº 1.686.

A Dirf é preenchida pela fonte pagadora, que deve informar ao fisco o valor do Imposto de Renda e as contribuições retidas na fonte, os rendimentos pagos ou creditados aos trabalhadores no ano anterior.

A declaração deverá ser entregue impreterivelmente até as 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 27 de fevereiro de 2017.

Obrigação

São obrigados a entregar a Dirf 2017 todos os estabelecimentos matrizes de pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no Brasil, inclusive as imunes ou isentas; as pessoas jurídicas de direito público, filiais, sucursais ou representações de pessoas jurídicas com sede no exterior; empresas individuais; caixas, associações e organizações sindicais de empregados e empregadores; titulares de serviços notariais e de registro; condomínios edilícios; pessoas físicas; instituições administradoras ou intermediadoras de fundos ou clubes de investimentos; órgãos gestores de mão de obra do trabalho portuário; candidatos a cargos eletivos, inclusive vice e suplentes; e comitês financeiros de partidos políticos. As bases temporárias de negócios no País, instaladas pela FIFA ou por seus prestadores de serviço, também devem entregar a declaração.

A empresa que deixar de fornecer o documento, ou emiti-lo após o prazo, estará sujeita à multa mínima de 2% ao mês calendário ou fração, incidente sobre o montante dos tributos e contribuições informados na declaração, limitada a 20%. Para cada grupo 10 de informações incorretas ou omitidas, a penalidade é multa de R$ 20,00.

Prazo

Importante ressaltar que o prazo da entrega da Dirf foi alterado nesta Instrução Normativa. Até então, a declaração tinha de ser entregue até 15 de fevereiro.  Para especialistas, o adiamento do prazo iria atrapalhar – e muito – o trabalho de empresários e profissionais da Contabilidade de todo o País, como explicou o diretor de Políticas Estratégicas da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, João Aleixo Pereira: “O prazo do último dia útil de fevereiro já é apertado não só para os contadores, mas também para as empresas em geral”.

Já o contabilista Sandro Rodrigues, sócio fundador da Attend Assessoria, Consultoria e Auditoria S/S, alega que qualquer antecipação de prazos, não só da Dirf, mas de qualquer outra obrigação, prejudica o trabalho dos contadores. “A Dirf, pela complexidade e quantidade de informações, é uma obrigação fiscal de difícil elaboração. Qualquer equívoco, falta de dados ou informação de qualquer espécie imprecisa é um dos principais fatores para os contribuintes terem suas declarações na malha fina”.

 

Próximo Post

NFTs precisam ser declarados no IRPF?

Conhecidos como Tokens Não Fungíveis, os NFTs viraram febre no Brasil, e têm movimentado muito …

Deixe uma resposta