sábado , abril 20 2024
Início / ECONOMIA / Segunda fase do eSocial começa nesta quarta-feira (10/10)

Segunda fase do eSocial começa nesta quarta-feira (10/10)

As empresas que faturam até R$ 78 milhões (exceto micro e pequenas e MEIS) estão obrigadas a enviar as informações não periódicas ao  eSocial a partir desta quarta-feira (10), quando tem início a 2ª fase do programa, conforme informou o Ministério do Trabalho.

Os novos prazos foram definidos pelo Comitê Diretivo do eSocial, pela Resolução CDES nº 05 no DOU  publicada na última sexta-feira (5/10/2018).

Após a conclusão da sua 1ª etapa, que envolveu as 13.115 maiores empresas do País, foi possível fazer um diagnóstico conclusivo das reais dificuldades que as empresas enfrentam para ajustar seus sistemas e processos ao novo modelo de informação. A nova norma atende demandas das entidades representativas dos contribuintes que solicitaram, em diversos expedientes, ampliação dos prazos do processo de implantação do sistema, devido às dificuldades enfrentadas pelas empresas.

O eSocial é uma ferramenta que reúne os dados trabalhistas, fiscais, previdenciários das empresas em uma só plataforma. Ele substitui o preenchimento e a entrega de formulários e declarações que até então eram enviados a órgãos diferentes como a Previdência, o Ministério do Trabalho e a Receita Federal.

Nesta segunda fase de entrega, as empresas deste grupo devem informar os dados dos trabalhadores e seus vínculos empregatícios até 9 de janeiro de 2019.

Também em janeiro, começa a terceira fase para estas companhias enviarem dados da folha de pagamento. 

Veja detalhes do cronograma.

Da Redação

Próximo Post

Famílias com alta renda sentiram menos o peso da inflação

Famílias de alta renda, ou seja aquelas que ganham acima de R$ 21.059,92 por mês, …