sexta-feira , abril 19 2024
Início / GESTÃO E TENDÊNCIAS / Senado lança Portal das Comissões

Senado lança Portal das Comissões

AGÊNCIA SENADO

O presidente do Senado, Renan Calheiros [foto], lançou em 4/12/2013 o Portal das Comissões. Além de conter a agenda dos projetos em tramitação e outros aspectos do trabalho das comissões que antes ficavam dispersos em várias páginas da internet, o portal torna disponíveis para a sociedade, com maior rapidez e amplitude, as notas taquigráficas e o áudio das reuniões por elas realizadas. O objetivo é facilitar, atualizar e modernizar as informações das comissões e subcomissões do Senado.

“O objetivo do portal é ambicioso, pois, além de facilitar o acesso às informações que até hoje se encontravam dispersas em um labirinto de janelas, links e sistema de busca, pretendemos em pouco tempo transmitir em tempo real as audiências das comissões”, explicou Renan Calheiros na cerimônia de lançamento do portal.

Atualmente, as reuniões de algumas comissões podem ser acessadas por intermédio da página da TV Senado na internet. O que está sendo providenciado é a transmissão em tempo real de todas as comissões por meio do Portal das Comissões, que se adapta a qualquer plataforma, o que permite o acesso por computador, tablet ou smartphone. A ferramenta foi projetada para facilitar o acesso dos que necessitam acompanhar a atividade e a votação dos projetos e relatórios das comissões; e também atender a pessoas que não estão acostumadas com a linguagem própria da atividade legislativa. Todas as informações vão ser atualizadas no momento em que a comissão estiver reunida.

Renan Calheiros destacou o esforço dos servidores do Senado, principalmente do Prodasen, que trabalharam no desenvolvimento do Portal. “Além de dar maior celeridade aos nossos trabalhos legislativos e, administrativamente, racionalizar nossos recursos humanos e financeiros, temos tido constantemente a preocupação de fazer uso de ferramentas capazes de aproximar ainda mais o Senado da população brasileira. Tais possibilidades, que há tão pouco tempo eram inimagináveis, se apresentam hoje como imprescindíveis para tornar o Senado mais transparente e aberto a toda a população. Essa é a nossa intenção com o Portal das Comissões”, afirmou o presidente da Casa.

Transparência — O primeiro secretário do Senado, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), acrescentou que o novo Portal das Comissões é mais um instrumento para assegurar a transparência aos trabalhos da casa. “Possibilita o acesso de todos os brasileiros aos trabalhos das comissões em tempo real. Através dele é possível encontrar não apenas as matérias em análise, mas também os pareceres dos relatores das propostas. Isso é um avanço”, comentou.

A secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra, explicou que o portal é mais um passo para o processo de uma modernização mais ampla das atividades das comissões. Segundo ela, essa é uma das prioridades da Presidência do Senado: “Esse portal é resultado de um trabalho para racionalizar e incrementar o uso de soluções tecnológicas para dar mais eficiência e transparência e qualidade no apoio aos senadores no processo legislativo”.

ModernizaçãoRenan anunciou também investimentos em 2014 para a modernização dos meios de divulgação do processo legislativo, possibilitando a transmissão digital das sessões plenárias e das reuniões de comissões; a melhora do sinal da TV Senado; e a modernização do parque tecnológico do Prodasen.


Crédito da foto que ilustra este texto: Jonas Pereira/Agência Senado.

Próximo Post

Redes sociais e plataformas: para 77% dos consumidores, avaliações positivas é fator decisivo de compra

Levantamento ainda mostra que agilidade na solução de problemas é principal razão para consumidores retornarem …

Deixe uma resposta