quinta-feira , abril 18 2024
Início / ECONOMIA / Vendas no varejo crescem 2,9% na primeira quinzena de agosto

Vendas no varejo crescem 2,9% na primeira quinzena de agosto

O movimento de vendas no varejo registrou alta média de 2,9% na capital paulista na primeira quinzena de agosto em comparação com igual período de 2016. O dado é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Considerando-se apenas as transações a prazo, o crescimento foi de 3,4%, enquanto nas comercializações à vista a alta foi de 2,4%.

De acordo com o presidente da ACSP, Alencar Burti, “os números são animadores, porque essa é a quinta elevação quinzenal seguida em 2017”, explicou acrescentando que, “embora ainda lenta, a retomada é consistente, contínua e consolidada, tendo o processo de recessão ficado para trás. Burti disse ainda que, “não é um desempenho que recupera a perda média de 9,5% no mesmo período de 2016, mas são números extremamente favoráveis”, explicou Alencar Burti, também presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Ele ainda lembrou que, caso agosto feche no azul, será o quarto crescimento mensal consecutivo, o que também reforça o quadro de retomada.

Variação Mensal

Na primeira quinzena de agosto, o comércio paulistano apresentou queda média de 0,8% em relação aos quinze primeiros dias de julho. Puxadas pelo Dia dos Pais, as vendas à vista avançaram 2,5%. Já o sistema a prazo registrou queda de 4%, possivelmente pelo fim do saque das contas inativas do FGTS. “Daqui para a frente, sem a injeção de recursos provocada pelo benefício, o mercado vai ficar mais dependente dos cortes nos juros e, portanto, é preponderante que eles aconteçam”, afirma Burti.

Fonte: ACSP

Próximo Post

Famílias com alta renda sentiram menos o peso da inflação

Famílias de alta renda, ou seja aquelas que ganham acima de R$ 21.059,92 por mês, …